Sem seus principais nomes, equipe brasileira cai diante dos asiáticos, nesta quinta, por 4 a 1, mas já enfrenta a Itália garantida nas semifinais
Poupando seus principais atletas, como Flávio Canto, Tiago Camilo e Luciano Corrêa, o Brasil não foi bem na última rodada da fase de classificação da Copa do Mundo de Judô por Equipes. Nesta quinta-feira, em Salvador, a equipe brasileira foi derrotada por 4 a 1 pela Coreia do Sul. Mesmo com o resultado, o time já está classificado para as semifinais e enfrenta a Itália apenas para definir sua posição na primeira fase.
A única vitória brasileira foi conquistada por Walter Santos, na última luta do dia, em uma luta tensa contra Sung-Min Kim. O brasileiro recebeu dois shidos (punição dada pelos árbitros por falta de iniciativa de um judoca). Porém, faltando 1min20s, o coreano também foi penalizado pela segunda vez, empatando o combate.
Com apenas um minuto para o fim do duelo, Kim recebeu sua terceira punição. Assim, Walter Santos conquistou um wazari, mantendo sua vantagem até o fim.
- O atleta coreano estava engasgado na minha garganta. Eu já tinha perdido algumas lutas para ele. Mas, desta vez, com a força da torcida e dos companheiros no banco, consegui vencê-lo. Foi muito difícil. Não podia vacilar, segurei a luta até o fim, porque era um atleta muito perigoso - disse o judoca, ao Sportv.